domingo, 4 de outubro de 2009

Parque das Sete Fontes inclui Campo de futebol d’Os Alegrienses

Uma equipa de operários da Câmara Municipal conserva as minas e água das Sete Fontes há 33 anos mas alguns só descobriram agora este enorme valor ecológico e patrimonial de S. Vítor que tem de ser conciliado com um parque que seja uma mais valia para todos. Esta é a verdade contra um exercício de demagogia preparado por uns e executado por alguns nos últimos anos – denunciou ontem Mesquita Machado.
Junto a duas das campânulas que constituem aquele complexo hidráulico construído por D. José de Bragança, Mesquita Machado dava o mote para a apresentação da candidatura socialista à Freguesia de S. Vítor, liderada por Joaquim Gomes.
Mesquita Machado reafirmou que tudo o que ali se fizer “está aprovado e será fiscalizado pelo IGESPAR, a entidade competente em Portugal para salvaguarda do património”, mesmo que alguns continuem a dizer o contrário como “arqueólogos de bancada” sem desprimor para os “treinadores de bancada no futebol”.
Antes da sessão, Mesquita Machado disse aos jornalistas que acompanharam a caravana do PS – depois de uma visita aos “Leões das Enguardas” e “Os Alegrienses” – “que o projecto procura conciliar equipamentos de lazer para a população e a salvaguarda do património aqui existente”. Nestas perspectiva se insere o futuro campo de futebol d’Os Alegrienses, apesar de junto à sede estar a surgir um polidesportivo com relvado sintético.
O autarca garantiu que o projecto terá discussão pública e tem de “ser realista e realizável”, daí que a proposta do “eco-museu” pode ser equacionada, num primeiro estudo para esta área de quinze hectares.
O IGESPAR sugeriu algumas alterações ao projecto inicial da Variante - de acesso ao Hospital novo – a construir pelas Estradas de Portugal já está aprovado e tem parecer desta “entidade que actua com rigor sobre a preservação do património. Está tudo dito porque é um projecto urgente e tem de ser construído até 2011”.
Joaquim Gomes garantiu que “hoje qualquer projecto para S. Vítor tem de ter muita qualidade”, assumindo-se como líder de uma equipa inovadora, plural e séria” cujas principais iniciativas e propostas podem ser lidas no http://www.inosvitor.blogspot.com/.
Os candidatos do PS fazem do Parque das Sete Fontes o cenário emblemático da sua candidatura que defende a abertura deste espaço a todos os habitantes de Braga porque, depois de ser uma das portas da Braga romana, S. Vítor está hoje no coração da cidade.